Jornal de anúncios, circulou entre 1832 e 1835. Em suas páginas, encontram-se reclames diversos, todos eles muito parecidos com o padrão que se repete nos demais periódicos brasileiros e também nas publicações locais que começavam a se multiplicar. Estão presentes as construções frasais típicas da época (quem quiser…), as imprecisões em relação aos produtos anunciados e as marcas da sociedade escravagista, nos anúncios de compra, venda e aluguel de escravizados. Os anúncios de fuga de escravizados também são numerosos. Em relação à Revolução Farroupilha, situa-se entre as publicações legalistas, contrário aos farrapos.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Jandira M. M. da; CLEMENTE, Ir. Elvo; BARBOSA, Eni. Breve histórico da imprensa sul-rio-grandense. Porto Alegre: CORAG, 1986.
LIMA, Sofia dos Santos; STRELOW, Aline. Os primeiros reclames publicados nos jornais do Rio Grande do Sul. Exibição online – HDIRS. 2023.
Todos os direitos relativos à obra, como reprodução, alteração, distribuição e comercialização, pertencem ao seu criador ou editor e só podem ser utilizados com sua autorização. A base de dados tem função de disseminadora de informação.