Colunas Raul Pilla

 

Recortes Microscópio, Revista do Globo, Correio do Povo, O Jornal, Diários Associados, Diário de Notícias, Campanha, Jornal de Debates, A Província do Pará, Correio do Sul, Organização dos Diários Associados.

Submissões recentes

  • Autor desconhecido (1964)
  • Autor desconhecido (1953)
  • Autor desconhecido (1957)
  • Autor desconhecido (1961-09-01)
  • Raul Pilla (Realmente, como já tem • acentuado vários pensadores, consiste a grande crise moderna na discordância entre o progresso cientifico, que põe ao alcance do homem forças cada vez mais poderosas, e o progresso moral, que, por vários causas, muito pouco tem andado., 1945-07-07)
  • Raul Pilla (Decorre isto iniludivelmente da natureza das disposições -ali contidas e das circunstancias em que surgiu a- lei. Em vão tentaram apadrinhar-se com as leis norte-americanas destinadas a combater os "trusts", e os monopólios. Não pode haver maior disparidade. A legislação americana e instrumento de liberdade econômica; o monstruoso decreto n-" 7.666, tão monstruoso que foi repudiado pelos, mesmos que o geraram, e simplesmente uma arma de opressão politica., 1945-07-05)
  • Raul Pilla ("As liberdades publicas, os direitos políticos — disse ele — são, por certo, valores essenciais numa boa organização social; a democracia é, sem duvida, o regime ideal para os povos a que não faltam prepare, saúde e alimentação farta; de nada serve, porém, a liberdade para passar fome ou ter, frio sem cobertor"., 1945-07-04)
  • Raul Pilla (Colhe-se de todos .Estes fatos: primeiro, não havia nenhuma necessidade urgente de uma lei contra os "trusts" e os monopólios; segundo, achava-se em adiantada elaboração uma lei relativa A mesma matéria; terceiro, ainda quando fosse urgente a necessidade, não se justificariam as monstruosidades do decreto sete vezes apocalíptico, que, em face da grita levantada dentro e fora do pais, o próprio governo parece disposto a corrigir., 1945-07-03)
  • Raul Pilla (Como quebrar este circulo fatal? Muito simplesmente, Antônio; abandonando as obras suntuárias ou simplesmente dispensáveis. para que um numero crescente de pessoas possa voltar A produção de artigos de consumo e abundancia se estabelece de novo. Foi assim que procedeu a Ditadura em nosso Pais? Bem sabes que não. Tendo a guerra reduzido o Brasil a uma ilha impossibilitada do importar certos artigos de consumo, não soube ou não pode o governo adotar a conveniente politica econômica e financeira. De um lado, obras suntuárias, gastos supérfluos, déficits colossais; do outro, uma vertiginosa inflação de papel moeda., 1945-07-01)
  • Raul Pilla (Triste sina tern sido a dos Estados Unidos. em nosso pais, , nestes últimos tempos. O seu grande presidente Franklin Delano Roosevelt, foi constantemente equiparado, quando não sotoposto ao sr. Getúlio Vargas, o ditador do Brasil., 1945-06-29)
  • Raul Pilla (Ai tem a Nação: não bastando a lei eleitoral, com todas as ensanchas que abre a fraude, para assegurar a vitória do despotismo contra a consciência popular, completou a a Ditadura com o decreto eufemisticaraente chamado contra os "trusts" e os monopólios. 0 sr. Getúlio Vargas não quer eleições, pelo menos eleições dignas deste nome: esta dito, esta visto, esta comprovado, Que quererá ele, então?, 1945-06-28)
  • Raul Pilla (Imaginemos (o que ainda só imaginando parece absurdo) imaginemos estivesse o Sr. Getúlio Vargas realmente disposto a deixar o poder. E concedamos, mais, que somente agora, depois deste "breve período de quinze anos", tenha crescido e avultado a ameaça dos trusts e monopólios, a ponto de exigir drásticas providencias governamentais., 1945-06-29)
  • Raul Pilla (Uma das perigosas ilusões dos indivíduos egoístas, materialistas e acomodatícios é que as ditaduras só lhes subtraem os direitos políticos, de cuja responsabilidade folgam de aliviar-se., 1945-06-26)
  • Lei Fatal 
    Raul Pilla (Mostra este decreto-lei, melhor do que tudo, até agora, a que extremos não irá ao sr. Getúlio Vargas, para reter o poder, e quanto se enganaram os que pensaram, de boa fé, poder-se democratizar a nação permanecendo ele no governo., 1945-06-26)
  • Raul Pilla (Devem eles saber melhor do que ninguém, por não desconhecerem o que nos prepara o governo, se haver motivos suficientes para o recurso extremo dos povos vilipendia-dos. De toda forma, a tão triste e comprometedor argumento se reduz hoje a sua dialética., 1945-06-24)
  • Raul Pilla (Alegaram que ninguém tinha o direito de manifestar-se isoladamente e tomar a iniciativa, e somente aos órgãos partidários regulares cumpria, deliberar, isto quando mais de sete anos se contavam desde a dissolução dos partidos pela ditadura getuliana., 1945)
  • Raul Pilla (Desta inflação, cabe a responsabilidade inteira a ditadura. Obra sua exclusiva. E da outra, consequente as condições gerais criadas pela guerra, cabe-lhe também uma grande parte da culpa, por nada ter sabido ou querido fazer para minorá-lá.., 1945-06-22)
  • Raul Pilla (1945-06-17)
    Muito não tardara o regresso do Corpo Expedicionário a Pátria. Já se Ihe anda a preparar a recepção festiva a que faz jús o seu sacrifício, e ate um monumento se esta cogitando de exigir-lhe
  • Raul Pilla (0 decreto n.07.586 — declara o chefe libertador ao DIARIO DE NOTICIAS — importa na volta aos viciosos processes de - outrora — A interferência do governo na composição da justiça eleitoral — 0 reaparecimento dos "fosforos" nas eleições - A questão dos partidos nacionais e o congresso dos libertadores., 1945-06-10)
  • Raul Pilla (É um singular documento, por certo, o manifesto com que a classe acadêmica se apresenta o "Movimento Classista Renevador". Em geral o manifesto é um chamado, um apêlo, um incitamento à ação. Por ele se procura despertar os que se acham adormecidos, mover os que estão parados, apressar os que já vão andando., 1945-06-05)

Ver mais