Foi lançado no dia 3 de agosto de 1856 e circulou até 26 de dezembro de 1858, em Porto Alegre. Foi o primeiro jornal literário do Rio Grande do Sul de longa duração para os padrões da época – antes dele, circulou em Rio Grande A Rosa Brasileira, com três edições publicadas entre março e abril de 1851. O Guayba foi um jornal pioneiro, que ofereceu suas páginas aos escritores e poetas de então. Influenciados pelo Romantismo, deixaram de lado as preocupações da vida campeira e dedicaram-se às dores do amor proibido, ao desespero da separação e à saudade da infância, entre outros temas.
REFERÊNCIAS:
CESAR, Guilhermino. História da literatura do Rio Grande do Sul: 1737 1902. Porto Alegre: Globo, 1971.
PÓVOAS, Mauro Nicola. Precedência malograda: A Rosa Brasileira (1851), o primeiro jornal literário do Rio Grande do Sul? In: ALVES, Francisco das Neves; PÓVOAS, Mauro Nicola. Periodismo e literatura no Rio Grande do Sul do século XIX. Lisboa: Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização; Rio Grande: Biblioteca Rio-Grandense, 2018.
STRELOW, Aline. Primórdios da imprensa literária no Rio Grande do Sul - A história do jornal O Guayba. Revista Intercom, v. 39 (2), 2016.
Todos os direitos relativos à obra, como reprodução, alteração, distribuição e comercialização, pertencem ao seu criador ou editor e só podem ser utilizados com sua autorização. A base de dados tem função de disseminadora de informação.