Jornal monarquista, O Campeão da Legalidade foi lançado em fevereiro de 1837, em Porto Alegre. Tinha como redatores Pedro Rodrigues Fernandes Chaves e Davi José de Estrela. Legalista e antifarroupilha, o periódico, em sua primeira edição, ressalta o lema "legalidade ou morte" e sublinha a “constância e valor aos leais e honrados rio-grandenses para lutarem com as respeitáveis falanges da anarquia”. De acordo com o texto de lançamento do periódico, “é ao valor e à constância [dos legalistas], que se devem as assinaladas vitórias alcançadas sobre os rebeldes. É a sua lealdade e indefectível patriotismo que hoje se deve a união desta Província ao Império do Brasil”.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Jandira M. M. da; CLEMENTE, Ir. Elvo; BARBOSA, Eni. Breve histórico da imprensa sul-rio-grandense. Porto Alegre: CORAG, 1986.
Todos os direitos relativos à obra, como reprodução, alteração, distribuição e comercialização, pertencem ao seu criador ou editor e só podem ser utilizados com sua autorização. A base de dados tem função de disseminadora de informação.