De 1883 a 1943, Revocata Heloísa de Melo editou o Corymbo, um dos periódicos literários e femininos mais longevos do país (ALVES, 2018). No município portuário de Rio Grande, onde o jornal era feito, Revocata trabalhou ao lado da irmã, Julieta de Melo Monteiro, que também atuou como editora do Corymbo e antes dele já havia publicado, entre 1878 e 1879, o jornal Violeta.
REFERÊNCIAS:
ALVES, Francisco das Neves. Imprensa periódica literária e escrita feminina: Duas “mulheres de letras” no extremos-sul do Brasil. Miscelânea, Assis, v. 24, p. 179-195, jul.-dez. 2018.
STRELOW, Aline; GRUSZYNSKI, Ana; HOHLFELDT, Antonio; GOLIN, Cida; CRUZ, Claudio. ; CAMPOS, Deivison; MARCILIO, Daniel. Apontamentos para uma história da imprensa no Rio Grande do Sul do século XIX. In: Marialva Carlos Barbosa; Ana Paula Goulart Ribeiro; Antonio Hohlfeldt. (Org.). História da imprensa no Brasil do século XIX. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2024, v. 1, p. 335-381.
Todos os direitos relativos à obra, como reprodução, alteração, distribuição e comercialização, pertencem ao seu criador ou editor e só podem ser utilizados com sua autorização. A base de dados tem função de disseminadora de informação.