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dc.contributor.author | Pilla, Raul | |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T11:38:55Z | |
dc.date.available | 2024-11-01T11:38:55Z | |
dc.date.issued | 1949-01-06 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11959/6482 | |
dc.description.abstract | Aborda o privilégio da cabotagem na Constituição Brasileira e a exclusividade concedida aos navios nacionais para o transporte de mercadorias dentro do país. Questiona a eficiência e o custo de manter uma marinha mercante nacional para a cabotagem, considerando que essa decisão muitas vezes resulta em entraves para a economia nacional. Durante a Assembleia Constituinte, propôs a supressão do privilégio, mas foi convencido a aceitar uma exceção, prevista no Artigo 155: “salvo caso de necessidade pública.” Em seu argumento, ele destaca que a falta de transporte de petróleo para o Rio Grande do Sul representa uma grave necessidade pública, pois impacta automóveis, caminhões, fábricas, tratores, aviões e serviços essenciais como luz, água e esgoto. Critica as autoridades que, em nome de zelar pela Constituição, proibiram o transporte de petróleo por navios estrangeiros, ignorando a real necessidade pública e sugerindo uma desconsideração pelo sul do Brasil nos interesses nacionais. | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem; Constituição Brasileira; Navios Nacionais; Economia; Petróleo; Autoridades | pt_BR |
dc.title | Microscópio (1949-01-06) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |